Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vale a pena usar o Microsoft Web Apps?


Conheça os pontos fortes e fracos da versão online do pacote Office, que concorre com o Google Docs.

Quando a Microsoft lançou o Office Web Apps em junho nos EUA, no Canadá, no Reino Unido e na Irlanda, muitos fizeram a pergunta esperada: por que você demorou tanto? Os concorrentes Google e Zoho já disponibilizavam esse recurso de edição de textos online há tempos e provaram que hospedar um aplicativo do tipo Office na nuvem para ser usado em browsers – e de graça – é viável. Os dois provedores também contam com anos de experiência nessa área e, mais experiência significa, também, mais usuários.

Correndo atrás

Okay, a Microsoft finalmente decidiu entrar para a corrida. Mas a impressão que se tem é de a organização estar atrás de seus competidores. Se colocados lado-a-lado os pacotes do Office tradicional e o em nuvem, os produtos para Mac OS X e Windows instalados ganham de longe, o que não é de se espantar, pois trata-se de um produto maduro e robusto. Mas as opções de edição do Google Docs e do Zoho se aproximam bastante da suíte conhecida pelos usuários.

Por hora, usar o Office Web Apps é uma alternativa para quem estiver usando uma máquina sem um editor de textos instalado e em uma hora em que é necessário dar conta de uma edição básica. Agora, se sua intenção era economizar algum dinheiro e, em vez de comprar o aplicativo da MS, desfrutar do ambiente mais tradicional de edição de textos na nuvem, pode tirar seu mouse da chuva.

Como usar

As versões do Office Web Apps são parte integrante do Windows Live, isso significa que, para usar, é necessário ter uma Windows Live ID e que você será exposto a anúncios. Nos EUA os anúncios fazem propaganda do pacote Office, no Brasil a variedade de reclames inclui empresas de outros segmentos. Os banners não incomodam a edição do arquivos, eles, aliás, nem são exibidos na interface de digitação. Todos os arquivos são armazenados no disco virtual de 25GB SkyDrive.

Empresas que quiserem usar o serviço podem integrar aplicativos próprios para rodar junto do SharePoint, em vez de usar o SkyDrive.

Os serviços básicos do Office Web Apps são o editor de textos Word, o PowerPoint, o Excell e o novato OneNote (programa que não vinha integrado à suíte Office para Mac OS). Organizações que queiram disponibilizar integração com o Outlook (sim, é possível) devem alterar as configurações no servidor Exchange.

Muito bom

Determinados recursos do Office Web Apps são impressionantes. Visualmente, a suíte é enxuta e traz o ribbon (barra de ferramentas) que deve estrear para usuários Mac no pacote 2011 da MS. Por enxuta, queremos dizer que muitos dos recursos presentes na versão instalada localmente não estão disponíveis para usuários na web.

De fato, a MS fez um excelente trabalho ao estender o suporte a arquivos em formato .XML na interface web. Sempre que você entrar no modo de “apenas leitura” dos documentos, eles são apresentados de forma impecável. Ao ´passar para o modo de edição algumas formatações mais sofisticadas desaparecem, como é o caso de colunas múltiplas no Word. Essa formatação não é perdida, mas não aparece na interface do Office Web Apps. Já as suítes do Google Docs e do Zoho podem bagunçar todo o trabalho de formatação desses arquivos ou causar erros do aplicativo.

Não tão bom assim

Um empecilho pode arruinar os planos de empresas que queiram migra para a plataforma em nuvem da MS. É o fato de os documentos com o monitoramento de alterações instalado não serem suscetíveis à edição no Web Apps.

Por falar em colaboração, os modos de compartilhamento (somente leitura ou edição) podem ser definidos para cada usuário. Infelizmente esse recurso de predefinição de direitos não funciona para os arquivos do Word e PowerPoint.

O Office Web Apps ainda não estreou para valer no Brasil, mas relatórios dos EUA dão conta de que faltam várias funções na suíte da Microsoft se quiser concorrer com o Docs. Entre elas:

- Opção de impressão a partir dos aplicativos Excel e OneNote
- Habilitar recursos de encontrar e substituir no Word
- Criação de cabeçalhos e de rodapés no Word
- Opção para mover imagens no PowerPoint
- Salvar os documentos em formatos diferentes do .docx, .pptx, .xlsx etc.

Certamente existe esperança para o Office Web Apps e a MS está preenchendo as lacunas. Resta esperar.

(Harry McCracken)
Fonte : idnow
06/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário