Ações de estrangeiras giram quase R$ 3 mi na estreia; Apple foi a mais negociada
Os investidores negociaram R$ 2,87 milhões na estreia das ações de dez grandes empresas estrangeiras no mercado brasileiro. A BM&F-Bovespa registrou 54 negócios com as chamadas "BDRs" ("recibos" de ações negociadas no exterior) de todas as empresas. A BDR da Apple se destacou como a mais procurada pelos investidores, com dez negócios.
A negociação desses "recibos" faz parte da estratégia da Bovespa para se internacionalizar. São o equivalente das ADRs (American Depositary Receipts) de empresas brasileiras já negociados na praça financeira de Nova York. No caso brasileiro, uma ação de empresa estrangeira equivale a dez BDRs.
Esses ativos não foram negociados no pregão tradicional da Bolsa de Valores, mas num segmento à parte, o mercado de balcão organizado, que é menos regulamentado e mais restrito: somente instituições financeiras, administradores de investidores e fundos são autorizados a operar.
A instituição depositária desses papéis no país é o grupo alemão Deutsche Bank. Veja abaixo a lista das empresas com BDRs.
1 - Apple (tecnologia da informação)
2 - Google (tecnologia da informação)
3 - Bank of America (setor financeiro)
4 - Arcelor Mittal (siderurgia)
5 - Goldman Sachs (setor financeiro)
6 - Avon (bens de consumo)
7- Walmart (varejo)
8 - Exxon Mobil (petróleo e gás)
9 - McDonald's (alimentação)
10 - Pfizer (setor farmacêutico)
Fonte : Uol
05/10/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário