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terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governos dos EUA e Inglaterra espionavam jogadores da Xbox Live e de World of Warcraft

Seja pelos métodos usados para nos espionar, ou pela quantidade de dispositivos e softwares por onde nossa privacidade é violada, os documentos secretos da NSA são sempre surpreendentes. E os próximos aparelhos e softwares a entrar nessa lista são a Xbox Live, o MMO World of Warcraft e o game Second Life. A informações, como sempre, foram vazadas por Edward Snowden, que entregou os documentos secretos para os jornais New York Times e the Guardian, assim como para o site ProPublica.
Espiões da NSA criavam personagens em jogos online e tentavam recrutar usuários dos games como informantes. Enquanto isso, eram coletados dados e conteúdos das comunicações entre os jogadores, seja por mensagens escritas ou via voz. Documentos confidenciais da NSA que datam de 2008 revelam que as inteligências de EUA eInglaterra consideram que jogos online são potenciais "redes de comunicações cheias de alvos", que trazem aos suspeitos "uma maneira de se esconder à vista".
Ou seja, o objetivo era achar terroristas que estivessem usando jogos para planejar ataques. Para isso, foram alocados muitos espiões de agências como a CIA e FBI e do Pentágono. Aliás, eram tantos que os documentos citam que foi necessário criar um grupo para "evitar conflitos" entre eles, dentro do jogo Second Life. Mas, mesmo com todo esse entusiasmo, não há nenhuma citação nos documentos sobre qualquer ameaça ou ataque terrorista que tenha sido evitado pela ação.

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