Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Robô que canta foi feita com estudo de expressões humanas

A simpática HRP-4C não tem nome de mulher, mas foi totalmente baseada em uma japonesa, segundo Shuuji Kajita, um dos desenvolvedores do robô que se destaca pelo canto.

O robô, que emite sons musicais associados com expressões no rosto, está sendo exibido na Ceatec, uma das maiores feiras de tecnologia do oriente que ocorre nesta semana em Chiba, uma província perto de Tóquio (Japão).

Amanda Demetrio/Folhapress
Robô HRP-4C, exibida na Ceatec, feira de tecnologia japonesa que acontece nesta semana
Robô HRP-4C, exibida na Ceatec, feira de tecnologia japonesa que acontece nesta semana

"Pedimos a uma garota que tem uma boa voz que cantasse e nós analisamos cada detalhe", conta o desenvolvedor, após fazer uma breve exibição da robô. Feita a análise inicial, os dados foram inseridos em um programa que gera sons a partir de dados inseridos pelo usuário.

"Nós analisamos a essência do som, então podemos criar uma grande variedade de vozes com as informações. Podemos simular uma voz mais velha, por exemplo", diz Kajita.

Enquanto a menina cantava, também foram analisadas suas expressões faciais, que foram posteriormente usadas na criação do robô.

HRP tem uma agenda cheia na Ceatec com diversas apresentações durante o dia. A Folhafez um vídeo bem de perto do robô. Veja aqui.

Fonte: Folha

06/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário