Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pela primeira vez, suíte Office para empresas terá modelo de assinatura


Uso do produto no desktop fará parte do pacote de produtividade online Office 365, liberado hoje em versão beta nos EUA.

A Google que seu cuide. A Microsoft decidiu ir à luta. E com a agressividade que lhe é peculiar, quando o assunto é produtividade no escritório. A empresa anuncia hoje a liberação da versão beta, para teste, da nova geração da plataforma Business Productivity Online Standard Suite (BPOS), batizado de Office 365, com previsão de chegada ao mercado brasileiro em meados de 2011.

Vale lembrar que a suíte de produtividade online BPOS – composta pelas ferramentas de colaboração e comunicação Microsoft Exchange Online, SharePoint Online, Office Communications Online e Office Live Meeting e lançada em abril de 2010 – conta hoje com 40 milhões de usuário no mundo, 50 mil no Brasil, segundo Eduardo Campos de Oliveira, gerente-geral de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil.

“Da mesma forma que o Office definiu produtividade no desktop, o Office 365 vai definir produtividade na nuvem. Ele levará o BPOS a outro patamar”, diz ele.

Como a geração anterior, o "365" terá o Exchange e o SharePoint , agora na versão 2010, e também o Lync, sucessor do Office Communications. As grandes novidades são o Office Web Apps e a possibilidade de aquisição do pacote Office Pro Plus para desktop no modelo comercial de assinatura, com pagamento mensal ou anual.

Também como a primeira geração do BPOS, o Office 365 terá três versões. A menor delas, voltada para profissionais liberais e pequenas empresas, dará direito ao Exchange, ao SharePoint, ao Lync, ao Office Web Apps e a hospedagem de 1 website na Internet (com 10GB para armazenamento) por 6 dólares ao mês. O preço no Brasil ainda não foi definido. Pode ser adquirido por empresas de 1 até 25 funcionários.

O segundo pacote custará o mesmo preço do BPOS hoje, 10 dólares. A diferença fica por conta da quantidade de usuários suportados: de 50 ao infinito, segundo Eduardo Campos.

O pacote mais completo, que integra a versão desktop do Office, custará 24 dólares por usuário. A título de comparação, o pacote Office Pro Plus é vendido hoje no varejo a 1,4 mil reais. E é sempre bom lembrar que o valor das licenças corporativas, em quantidade, é bem menor, variando caso a caso.

A versão beta do produto já está no ar, mas não no Brasil. “Aqui vamos liberar alguns testes, mas só próximo à data de lançamento, como fizemos com o BPOS”, explica Eduardo Campos, sem perder a deixa: “A melhor estratégia para experimentar os produtos de produtividade da Microsoft na nuvem, hoje, é começar a usar o BPOS”, diz ele, lembrando que a Microsoft terá pacotes especiais para migração para clientes antigos, bem como para empresas que tenham adquirido licenças do Office.

Fonte: idgnow

19/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário