Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Justiça investiga Google em ação antitruste

Procuradores do Texas (EUA) questionam
práticas para elaboração de rankings de buscas.


Na última sexta-feira(3/9), o Google confirmou que está sob investigação. Isso porque, a procuradoria geral do Estado norte-americano do Texas conduz uma ação antitruste contra a gigante de buscas.

O escritório da procuradoria pediu ao Google informações sobre as empresas Foundem, SourceTool/TradeComet e myTriggers, que no passado se queixaram de que a companhia os empurrava para baixo nos ranking de busca na web, o que reduzia sua atratividade diante dos anunciantes.

Como forma de se defender, o Google insinuou que existam conexões entre as empresas queixosas e a Microsoft.

A Foundem, explicou o Google, é bancada pela Iniciativa por um Mercado Online Competitivo, organização sustentada parcialmente pela Microsoft. As empresas myTriggers e SourceTool/TradeComment são representadas por advogados antitruste da empresa fundada por Bill Gates, informou.

A Microsoft respondeu no passado que as queixas antitruste geralmente têm origem nos concorrentes.

Em seu blog, o Google afirmou reconhecer que, à medida que se agiganta, terá de enfrentar mais questões sobre como funciona seu negócio.

“Dado que nem todo site pode estar no topo dos resultados, ou mesmo aparecer na primeira página, não causa surpresa que alguns sites menos relevantes e de menor qualidade fiquem insatisfeitos com sua posição”, escreveu Don Harrison, conselheiro assistente do Google, no blog.

06/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário